NÃO MEXAM NO MEU BROWSER

         Como limpar as marcas que os provedores deixam no Internet Explorer

                Quem visita os fóruns de discussão sobre provedores de acesso a Internet sabe : as pessoas adoram criticar os Kits ou programas de instalação. Eles não são obrigatórios em boa parte dos casos. Assinantes do UOL, Terra, O Site e iG,por exemplo, podem muito bem passar sem eles. Basta ter um browser e configurar manualmete a conexão dial-Up. Mas muita gente acha mais fácil usar os Kits, e esta é a origem da chiadeira. O que irrita os usuários são as modificações que esse programas introduzem no sistema, em especial no browser Internet Explorer, da microsoft, fornecido ou não pelo provedor. No Navigator, da Netscape, o problema não ocorre, porque o browser não permite nenhum tipo de personalização. Em geral, os provedores aproveitam as possibilidades de personalização oferecidas pelo IE4 ou 5 e resolvem deixar sua marca nos programas do usuário. A maioria dessas alterações só pode ser desfeita mediante incursões no registro do Windows, um terreno perigoso em que poucos usuários sabem ou devem pisar. INFO pesquisou as instalações dos principais provedores de acesso brasileiros, pagos e gratuitos, e mostra a seguir como desfazer as modificações que os usuários consideram indesejadas.

                   Como essas operações envolvem a edição do registro do Windows, é aconselhável que, antes de tudo, se faça um backup desse banco de dados. Para isso, acione botão Iniciar/Executar. na caixa que se abre digite "Regedit" ( sem as aspas ) e pressione OK. Agora voce está no Editor do registro. nele, selecione a pasta Meu Computador e, no menu, comande Registro/Exportar Arquivos do Registro. Dê um nome para o arquivo por exemplo, Registro e salve-o. O arquivo Registro.reg contém uma cópia das configurações atuais de seu Windows. Se algo der errado, voce tem a opção de dar um duplo clique nesse arquivo e fazer o sistema voltar à condição atual.

                    Quais são, exatamente, as mudanças que causam tanto mal estar entre os usuários. A primeira delas é a inclusão de uma mensagem do provedor na barra de título do Internet Explorer. A segunda é o logotipo animado do provedor, que aparece na barra de menu do programa em lugar do símbolo do Windows. Outra mudança é o aparecimento de uma marca d'água do provedor na barra de ferramentas e na barra de menus. A quarta mudança e a mais detestada de todas é a definição e bloqueio da homepage do provedor como página inicial do browser. Ou seja, o usuário não pode mudar essa página para outra de sua preferência porque os comandos para isso estão desativados. Além das alterações citadas, há ainda a inserção de itens no menu Favoitos e o uso de um discador obrigatório. Esta última, a rigor, não representa uma mudança, mas de todo modo é um programa a mais no sistema.

                         Na tabela ao lado estão listadas todas essas modificações e os provedores que as utilizam. A seguir, você encontra uma descrição de como livrar-se de cada uma delas. Portanto, se o seu provedor, por exemplo, faz apenas duas alterações, você só precisa preocupar-se com essas duas.

Passemos, então, ao que fazer.

1 - Mensagem na barra de título do IE

- Quando o IE é instalado ou atualizado com um Kit ou programa de instalação, apresenta no título algo como "Microsoft Internet Explorer fornecido por < nome do provedor >". Ou, então, apenas o nome do provedor. Esse expediente é adotado por quase todos os provedores, pagos ou não. Para eliminar esse título, abra o Editor do Registro ( Iniciar/Executar/digite "Regedit" e OK ) e navegue na árvore de diretórios para KEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main. No lado direito da tela, localize o item Windows Title. Clique nele com o botão dirito e escolha a opção Modificar. Na nova janela, apague o texto apresentado ( aquele incluido pelo servidor ) e dê OK. Nesse caso, o item Windows Title vai ficar igual a um texto em branco. Ao navegar na Web, o IE mostrará o título da página seguido de um hífen. Você pode, também substituir a mensagem do provedor pelo seu próprio nome. Mas se quiser fazer o IE voltar ao padrão ("Microsoft Internet Explorer"), em lugar da opção Modificar, acima, escolha Excluir.

      Quando se usa um Kit ou programa de instalação do provedor, não há como evitar as modificações. A única exceção é o script do Super11, um arquivo chamado S11_xx.ins. O xx corresponde ao DDD da área. Em São paulo, capital, por exemplo, é s11_11.ins. Para evitar a modificação, antes de instalar abra esse arquivo no Bloco de Notas e desative a linha que começa com Window_Title. Para isso, escreva "rem" ( sem as aspas ) no início dela e salve o arquivo. Se preferir, você também pode apagar toda a linha que começa com Window_Title.

2 - Logotipo do provedor na barra de menu No Editor de Registro, localize HEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Internet Explorer\main e, no lado direito, os itens Big-Bitmap e SmallBitmap. Clique com o botão direito no nome de cada um desses itens e escolha excluir. Agora navegue para HKEY_USERS\.Default\Software\Microsoft\Internet Explorer\Toolbar e elimine, como logo acima, as chaves BrandBitmap e SmbranBitmap. Se por acasso alguma das chaves não existir, melhor: siga em frente para outra tarefa.

3 - marca d'água nas barras de menu e de ferramentas Localize a pasta HKEY_USERS\.Default\Software\Microsoft\Internet Explorer\Toolbar e, nela, as chaves Backbitmap e BackBitmapIE5. Clique em cada uma com o botão direito e escolha Excluir. Tanto neste ponto como no anterior, em lugar de excluir pode escolher Modificar e deixar em branco o valor do item. A desavantagem desta última alternativa é manter em aberto uma chave desnecessária.

4 - Página inicial travada na URL do provedor Somente o UOL lança mão desse recurso. Quase todos os provedores ajustam o browser para ter sua home page como página inicial. Até ai, tudo bem, porque o usuário do IE pode acionar Ferramentas/Opções da Internet e digitar a URL que quiser no quadro Página inicial. O problema é que o UOL bloqueia essa possibilidade. Para desfazer isso, navegue até a pasta HKEY_USERS\.Default\Software\Polices\Microsoft\Internet Explorer\ControlPainel e, na porção direta da tela, econtre o item HomePage. Clique nele com o botão direto, escolha Modificar e troque o valor 1 por 0

Feche o IE e abra-o de novo. Agora você já pode trocar a antiga URL bloqueada.

5 - Links no meu Favoritos Esta é a modificação mais fácil de desfazer. Basta clicar com o botão direito no item de menu e escolher excluir.

6 - Discador obrigatório Vários provedores ( AOL, BRfree, NetGratuita e Terra Livre ) só podem ser conectados se a ligação for feita por um discador próprio. Esse aspecto não representa uma modificação no sistema, e sim um programa a mais.

No caso específico do AOL, o assinante também navega com um browser próprio da empresa. Além dele, o Kit do AOL em CD traz também o IE5, que é instalado com as alterações.

       Se você deseja se livrar das modificações em seu sistema operacional, mas não se sente à contade para editar o Registro, INFO preparou uma saída mais fácil. Trata-se de um script que restaura o sistema ( veja o quadro na página ao lado ). Embora mais fácil, rápido e sem risco, esse script tem uma limitação.

Na edição manual do Registro, você tem a opção de eliminar as chaves. Como script, só é possível modificá-las por exemplo, colocando outra frase ou deixando-a em branco. A eliminação,conforme foi mostrado em cada caso, tem a vantagem de livrar o Registro de uma chave desnecessária.

         Existe ainda outra modificação feita por alguns provedores que só pode ser eliminada num procedimentomanual: é a inclusão de uma mensagem na barra de título do programa de e-mail do IE, o Outlook Express. O problema, neste caso, está na cheve do Registro, que é diferente em cada máquina. A limpeza se faz da seguinte forma. No Editor de Registro, navegue até a pasta HKEY_USERS\.Default\Identities. Dentro desta, encontre uma subpasta cujo nome é uma sequencia de números hexadecimais como a seguinte: {6ED6AB80-C5F8-11D3-8FAC-00104B66FBA9}. esse nome é difirente em cada máquina eis porque não é possível automatizar o processo ou mesmo indicar o endereço com precisão. Abaixo desta pasta de nome exótico, vêm outras subpastas, na sequencia\Software\Microsoft\OutlookExpresso\5.0. No lado direto da tela, clique com o botão direto na chave WindowTitle e escolha Excluir. Naturalmente, você precisa adaptar o roteiro acima se sua versão do OtlookExpress é a 4.0 e não a 5.0

Bom trabalho com o Registro.